Orientação Vocacional para Jovens​

Muitos estudantes se sentem perdidos à medida que o fim do ensino médio se aproxima, afinal, definir uma profissão a ser seguida é algo que pode gerar bastante confusão.

A Cris Oliveira e a Anna Cyrulin da Tudo de Texto oferecem Orientação Vocacional para Jovens, de forma totalmente individual. Durante as sessões, o orientando é levado a buscar o autoconhecimento, ou seja, reconhecer seus pontos fortes e fracos. Conhecerá as profissões, o mercado de trabalho, as instituições de ensino, bem como será guiado à elaboração de um projeto de vida.

Em posse de todas as informações relevantes, o orientando poderá utilizar o autoconhecimento que adquiriu para associar suas habilidades e competências individuais à profissão que melhor se encaixe às suas necessidades e expectativas de futuro.

Todo o trabalho é feito a partir de abordagens Psicopedagógicas e Psicodinâmicas, fundamentadas em teóricos clássicos e modernos. É preciso ressaltar que o procedimento não aborda a parte clínica, também não opera com testes escalonados.

A Cris Oliveira auxilia na decisão em relação às dúvidas profissionais, organizando os conflitos e as ansiedades experimentados pelo orientando em relação ao futuro profissional. O papel do orientando, nessa situação, é totalmente ativo; e o do orientador, informativo, especialmente acerca de qual realidade ocupacional o orientando enfrentará ao realizar a sua escolha.

Assim, o objetivo principal é mobilizar a capacidade decisória autônoma do orientando, para que seja viável traçar um projeto profissional o mais amadurecido e consciente possível.

A proposta de Orientação Vocacional para Jovens é totalmente personalizada e o diagnóstico vocacional será realizado por meio de:

  • verificação das ansiedades predominantes;
  • análise da percepção da autoimagem;
  • anseios futuros;
  • ideia de profissão;
  • ideia de ocupação;
  •  ideia de carreira;
  • identificação de profissões predominantes;
  • situação vigente do orientando;
  • fantasias acerca das resoluções;
  • deuteroaprendizagem (capacidade de aprender a aprender);
  • escolhas de universidades/faculdades;
  • projeto de vida.

 

O processo dar-se-á a partir da Triagem Inicial (primeira sessão com o orientando e a família, ou apenas o orientando); dinâmicas para avaliação de verificação de habilidades, de valores, de interesses, de desejos e de expectativas.

Se você se identificou e gostou da proposta venha fazer a sua orientação vocacional na Tudo de Texto.

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